Seções

sábado, 29 de janeiro de 2011

Erro conceitual de Física no livro "BILIONÁRIOS POR ACASO"

Um amigo - Lucas - acabou de me enviar um trecho do livro Bilionários por Acaso - A Criação do Facebook: uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição escrito por Ben Mazrich, que contém um erro conceitual de Física.


O erro se encontra no Capítulo 21 - Página 165 (original em inglês)

Capítulo 21 - Página 150 (em português)

É um erro bem elementar, diga-se de passagem. Todos sabem - ou deveriam saber - que o produto massa x velocidade é uma grandeza física chamada Quantidade de Movimento ou Momento Linear. Força é o produto massa x aceleração.
Acredito que os revisores desse livro foram aqueles alunos que sempre questionaram se era mesmo necessário estudar Física. Acho que a resposta é meio óbvia.
Sempre tento mostrar aos meus alunos a importância em estudar Física e as demais ciências. Mesmo que eles não queiram fazer absolutamente nada em relação a matéria é importante que saibam o básico. Ninguém pode sair do colégio sem saber quais são as Leis de Newton.
Fica o meu abraço e um bom fim de semana a todos.

Créditos das imagens:  Física na Veia

sábado, 22 de janeiro de 2011

Que tal jogar enquanto espera o seu ônibus

A Yahoo instalou grandes pôsteres touchscreen em alguns pontos de São Francisco, onde pessoas que esperam seus ônibus podem participar de disputas em jogos multiplayer.

O concurso, elaborado numa parceria entre a Yahoo, a Clear Channel e a Agência Municipal de Transporte, consiste num cidadão escolher um bairro para representar e, em seguida, desafiar outro jogador, representante de outro local. Uma verdadeira competição.

Os gêneros dos jogos variam entre quebra-cabeças e enigmas, e o bairro que tiver maior pontuação nos jogos terá uma festa ao som do grupo "OK Go". E isso tudo totalmente de graça.

Fonte: Olhar Digital

sábado, 15 de janeiro de 2011

Divulgação: Curso online FÍSICA PARA POETAS


Que tal explorarmos a história do conhecimento desde os primórdios da civilização até os dias de hoje?
Hoje estou divulgando um curso gratuito online chamado FÍSICA PARA POETAS, que será ministrado pelo físico brasileiro Marcelo Gleiser.
Se você quiser participar, entre no site do Instituto Educacional Diogo Bonifácio (IEDB) e faça sua pré-inscrição: AQUI






Charge Nerd: A matemática explica.

Divulgada a maior imagem já feita do universo

Nesta última terça feira foi divulgada, no 217º encontro da American Astronomical Society, a maior imagem já feita do Universo.
A imagem tem mais de um trilhão de pixels – equivalente a 500 mil TVs Full HD, colocadas lado a lado, para visualizá-la na resolução máxima.
O retrato do universo levou uma década para ser montada e faz parte do anúncio da oitava divulgação de dados do Sloan Digital Sky Survey (SDSS).
Veja o vídeo abaixo.




sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Charge Nerd: Borracheiro NERD

Charge Nerd: O Amor da Vida

Charge Nerd: Brincando "lá fora"

Divulgação: Watcha!Zine

Quero aproveitar o momento para divulgar o trabalho de uns amigos que se dedicam a produzir zines. Então fica a dica pra vocês


O grupo Watcha!Zine, é um grupo que se empenha na criação de histórias em quadrinhos (zines). As histórias variam desde aventuras medievais a ficção ciêntifica, de mangá a comics. Tudo isso buscando agradar a diversos gostos e pensamentos. E acima de tudo, buscando e divulgando o crescimento das histórias em quadrinhos do Brasil!

Acesse AQUI

TRON: LEGACY - Clipe "Derezzed" do Daft Punk's

Você pode até não gostar do Daft Punk, mas tem que admitir que TRON sem a trilha sonora composta por essa dupla francesa não seria a mesma coisa.
Então fica pra vocsê o clipe "Derezzed" do daft Punk.



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Assim que saiu o teaser do tablet da Motorola, muitas pessoas – inclusive eu – ficaram ansiosas com o anúncio do aparelho. Finalmente o tão esperado tablet foi apresentado nesta quarta-feira, na CES 2011. O Motorola Xoom chegará ao mercado rodando o Android 3.0 Honeycomb, um sistema desenvolvido especialmente para tablets.
O tablet tem uma tela de 10.1 polegadas com resolução de 1280 por 800 pixels, processador NVIDIA Tegra 2 Dual-Core de 1 GHz - que vai garantir um ótimo desempenho, por sinal -, 1 GB de memória RAM DDR2 e um bom espaço para armazenamento, com 32GB de memória flash.

A câmera traseira do Motorola Xoom tem 5 Megapixels, com capacidade para gravar vídeos em HD 720p, e sua câmera frontal traz 2 Megapixels para chamadas em vídeo. Já a tela é capaz de reproduzir vídeos com resolução 1080p, e graças à sua porta HDMI, é possível visualizar a área de trabalho do gadget na sua HDTV.  O tablet conta com conectividade Wi-Fi 802.11 n e Bluetooth 2.1 + EDR, além de uma bateria com excelente duração, com autonomia para trabalhar até 10 horas longe da tomada.


Entre outros recursos interessantes, podemos citar também o barômetro, a bússola digital, o acelerômetro e o giroscópio, sendo que os dois últimos especialmente interessantes para jogos.
O Motorola Xoom será lançado com conectividade 3G, mas deve ganhar um update no segundo semestre para acessar redes 4G LTE da Verizon (nos Estados Unidos). Saiba mais no site da Motorola.

CES 2011 - Lenovo anuncia o LePad U1

Se você é do tipo que não consegue se decidir entre um notebook e um tablet, que tal optar pelos dois no mesmo produto? O LePad U1 é uma solução muito interessante desenvolvida pela Lenovo, pois é ao mesmo tempo um notebook que roda Windows 7 e um tablet que roda uma versão otimizada do Android 2.2, e que é semelhante a utilizada no smartphone da empresa para o mercado chinês, o LePhone.

O LePad tem 10.1 polegadas e conta com um processador Qualcomm Snapdragon, conectividade 3G e uma bateria que dura até 8 horas de uso. Ele tem quatro opções de cores, uma novidade e tanto em se tratando da Lenovo, conhecida por sua preferência por tons monocromáticos. Você também vai poder comprar um dock com teclado para digitar textos maiores no LePad, mesmo se não quiser levar a base com você. Assim que você precisar de mais poder de processamento, é só encaixar o LePad de volta na sua base e pronto, a interface vai passar do Android para o Windows 7, e o processador passa a ser um Intel com baixo consumo de energia.

domingo, 9 de janeiro de 2011

CES 2011 - Sony anuncia câmara filmadora 3D

Que a moda atual é o 3D, isso ninguém duvida. A Sony acaba de anunciar a Sony HDR-TD10E, a nova câmara de filmar destinada ao consumidor comum com o poder de captar vídeos em 3D!

A Sony HDR-TD10E vem equipada com dois sensores Exmor R CMOS acoplados a duas objectivas Sony G e que são geridos por dois processadores BIONZ. Tudo a dobrar, o que se torna indispensável para poder captar as cenas de dois pontos de vista diferentes para depois ser possível recriar o efeito 3D.
Além disso esta câmara apresenta um ecrã LCD táctil Xtra Fine de 3,5 polegadas (também ele 3D), um zoom óptico de 10x (mesmo em 3D) e um disco SSD de 64GB. A resolução de gravação é Full HD.
Quanto ao lançamento e preço, a Sony HDR-TD10E será lançada durante o mês de Abril 2011 por um preço aproximado de €1.600.

sábado, 8 de janeiro de 2011

CES 2011 - Novo Tablet da Samsung é apresentado

O novo tablet da Samsung, o Samsung Série 7, é apresentado na CES 2011.  

Com um preço de venda a começar nos $699, este tablet da Samsung vem, tal como o ASUS Slider, equipado com um teclado deslizante que, neste caso, até é retro-iluminado e tudo!
Tecnicamente o Série 7 da Samsung vem equipado com um ecrã de 10,1 polegadas (resolução de 1.366×768 pixels), um processador Intel Oak Trail Z670 a 1,66GHz, 2GB de RAM, uma memória interna com uma capacidade de 32GB ou 64GB (em SSD ainda para mais), portas USB, uma saída HDMI, um leitor de cartões de memória, WiFi , Bluetooth e ainda uma webcam de 1,3 megapixels.
Tudo isto funciona sobre o Windows 7 Home Premium e tem um peso de 988 gramas.

Trailer do game LittleBigPlanet 2

Estou aproveitando pra fazer muitas coisas nessas férias. Na “manhã” de ontem decidi jogar um pouco de videogame e testei o DEMO de “LittleBigPlanet 2“ para o PS3. Apesar de não ter tido muito tempo para experimentar todos os recursos, pude perceber que está bem melhor que o primeiro. A física do jogo é algo que me surpreendeu, muito realista. Além, é claro, da liberdade de movimentação que os personagens possuem. Com esse jogo a diversão é garantida. Vou deixar um vídeo da demonstração de “LittleBigPlanet 2”.




Assim como o primeiro game, lançado em 2008, é possível criar outros jogos de plataforma, com personagens e cenários próprios, mas a proposta do novo título é ser uma “plataforma de games”, permitindo ao jogador desbravar para outros gêneros, de quebra-cabeça a tiros. O jogador controla pequenos seres chamados de Sackboy e pode participar – tanto localmente quando por meio da internet – de partidas e de criações de fases com outros jogadores. Até o momento, existem mais de 2 milhões de fases criadas pelos gamers em todo o mundo no primeiro jogo.


CES 2011 - Sony anuncia TV 3D que dispensa o uso dos óculos

Início de Janeiro, muitos planos e promessas para o ano que acaba de se iniciar. Para muitos é uma época de reflexão sobre o que passou e sobre o que estar por vir. Mas, para o nerds e aficcionados por tecnologia – como eu – é um período de muita comemoração. Afinal, é nesse período que ocorre o CES (Consumer Eletronics Show), uma mostra anual (não aberta ao públlico) onde muitos produtos eletrônicos são apresentados e (ou) anunciados.
A feira, que teve sua primeira edição em 1967 na cidade de Nova York, está ocorrendo desde quinta feira (06/01) e se estenderá até o próximo domingo (09/01). Muitos produtos estão sendo anunciados e um dos destaques é o Televisor 3D da Sony onde uma das suas características é a independência do uso dos óculos.



Ao decorrer do fim de semana pretendo trazer outros destaques da feira.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Casa nova !!!

Por diversos motivos, resolvi migrar o meu blog para o Blogger. Então, à partir de hoje estarei postando aqui e o outro do Blogcindario vou deixar as traças mesmo.

Um Super abraço e se alguém tiver alguma sugestão é só enviar.